sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

curso online - Elvira Souza Lima : As contribuições da Neurociência e da Antropologia para o Currículo no Ensino Fundamental (março a junho)

O conceito de currículo, incorporando o desenvolvimento humano,  amplia-se para integrar conhecimento e método. Para tanto há a necessidade de se lidar simultaneamente com conteúdo, método, os contextos culturais na escola, o cérebro de quem aprende e o cérebro de quem ensina. Assim, podemos nos valer dos conhecimentos da Neurociência e da Antropologia da Educação para aprimorar os conhecimentos da Pedagogia e adequá-los ao momento atual da educação escolar.

Algumas questões desafiadoras da educação hoje são estudadas pela Antropologia aplicada à Educação há décadas, principalmente em pesquisas e estudos em sala de aula. A contribuição da Antropologia é ampla, pois comportamentos de indisciplina, atenção e desatenção, escuta, motivação, resiliência, responsabilidade e persistência dependem, todos, de fatores culturais.

Como contemplar estas dimensões importantes da aprendizagem na escola?

Pelo CURRÍCULO. O currículo, como esclarece a Antropologia e confirma a Neurociência, precisa incluir o conteúdo, o desenvolvimento das funções que permitem ao ser humano aprender conhecimento formal, as atividades de estudo e os valores atribuídos à apropriação e utilização dos conhecimentos aprendidos na escola.

Neste curso trataremos de questões centrais para garantir que todos os alunos aprendam, situando-as em relação e como parte do currículo:

#INTERDISCIPLINARIDADE DO CÉREBRO –  as pesquisas da Neurociência apontam para um cérebro que funciona integradamente, ou seja, conceitos aprendidos em uma área do conhecimento são utilizados em outras, áreas do cérebro que são desenvolvidas ao estudar uma disciplina afetam diretamente a aprendizagem e o pensamento em outras áreas. Vamos ver como tratar esta questão refletindo sobre os conteúdos de base do currículo e as possibilidades de interdisciplinaridade que são desenvolvidas especificamente pela pedagogia.

# ATENÇÃO - Formar comportamentos de atenção, um desafio para o professor em época de grande presença da tecnologia no dia a dia dos alunos. A formação destes comportamentos deve constituir parte do currículo e neste aspecto particular a Antropologia da Educação e a Neurociência têm uma contribuição importante a dar à pedagogia. Formar comportamentos de escuta ao que diz o outro, professores e colegas, de tolerância e prevenir situações de intimidação (bullying) são alguns do tópicos abordados.

# ATUAR EM COLETIVOS - Trabalhar em equipe e dialogar são comportamentos muito valorizados no mundo de trabalho de hoje e fazem parte do sucesso do processo de escolarização. Para levar os alunos a desenvolverem estas capacidades, o currículo precisa incluir áreas do conhecimento e metodologias. A formação de um coletivo de aprendizes em sala de aula e  no espaço escolar  tem sido uma constante das pesquisas em Antropologia da Educação. Além disto a Neurociência nos ajuda a compreender os mecanismos do funcionamento cerebral relacionadas aos comportamentos e interação sociais, destacando a participação do sistema límbico, que é área do cérebro responsável por nossas emoções, afetos e empatia.

# TEMPO E ESPAÇO - Aprender os conhecimentos formais acontece em função do tempo biológico da espécie e do período de desenvolvimento em que se encontra o aluno. Que tempo atribuir a cada componente do currículo, em quantos dias letivos, em que periodicidade deve ser feita a evocação, serão alguns dos tópicos abordados no curso. Tão importante quanto o tempo, são os espaços: compreender a aprendizagem em sala de aula, fora da sala de aula em outros espaços da escola, os espaços da comunidade e da cidade e, finalmente, os espaços virtuais, são importantes para o trabalho pedagógico. Aqui novamente a Antropologia e a Neurociência aplicadas à Educação têm um importante contribuição a dar.

#TODOS PODEM APRENDER – porém para que todos aprendam há que se desenvolver uma pedagogia diversificada. Como incluir este aspecto no currículo é um tema interessante e complexo, podendo-se encontrar dentro da própria pedagogia procedimentos e propostas que por vezes não são valorizadas , mas que dão conta de formar o aluno. A Neurociência pode colaborar para compreender e justificar muitas práticas que o professor realiza,  práticas de comprovada eficiência, mas que  muitas vezes não são valorizadas até mesmo dentro da própria escola.

O curso abrangerá as idade de 6 a 14 anos, período regular contemplado no Ensino Fundamental, porém acrescida das idades mais avançadas de alunos retidos, chegando aos 16/18 anos e, também, a inclusão de alunos que apresentem diversidade biológica.

ELVIRA SOUZA LIMA


O curso As contribuições da Neurociência e da Antropologia para o Currículo no Ensino Fundamental, proposto pelo CEPAOS  tem a seguinte estrutura:


1. O conteúdo referência do curso está no livro Neurociência e Currículo, que cada participante receberá em casa, pelo correio. Outros materiais serão liberados para baixar na internet e os vídeos, documentários e filmes que serão utilizados estão disponíveis no  Youtube.  Não há custo para os materiais do curso.

2. Os participantes terão durante os meses de março a junho a possibilidade de participação em grupos de trabalho que serão realizados online, por grupo fechado no Facebook. Os grupos serão de no máximo 20 pessoas. Cada grupo será administrado por uma pessoa da equipe e por Elvira Souza Lima diretamente.

3. O curso tem a duração de 140 horas, incluindo leitura dos textos e demais materiais.

4. Será fornecido certificado do CEPAOS, porém a aceitação do certificado depende de cada organização em particular.

5. Ao fazer a inscrição o participante fornecerá seus dados de endereço completo para envio do livro pelo correio, incluindo CEP, endereços de email e de Facebook.

6. O custo total é de 110 reais a ser depositado na conta do CEPAOS no Banco Bradesco.

CEPAOS Centro de Estudos e Pesquisas Armando de Oliveira Souza
CNPJ: 00.129.431/0001-52
Banco Bradesco
Agência: 0548-7
Conta: 0116170 – 9

7.  Confirme seu depósito pelo endereço abaixo. O valor da inscrição não é reembolsável.

cursoscepaos@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário