Discussão sobre poesia - Curso Fundamentos para
Educação Infantil - Elvira Souza Lima, CEPAOS
Tivemos
nestes primeiros dias de nosso curso muitas experiências com poesia no cinema,
na animação, nas postagens de muitas pessoas. Vale a pena, agora, refletir
sobre o que é poesia para a mente humana. É evidente nas postagens a
preocupação de todos com o processo de humanização das crianças pequenas. Por
onde passa a humanização na primeira infância?
Com certeza pelos sentidos, pela educação dos sentidos. E gostaria de destacar aqui a importância da visão poética, da visão não endurecida pelas questões contemporâneas de aceleramento da infância. É preciso por mais poesia na vida das crianças. Na escola e em casa. Quem está na docência, tem lido poesia para as crianças? Quem está na gestão, tem trazido constantemente a questão de poesia no currículo? Melhor ainda, quais são as idéias do grupo para inserir mais poesia no cotidiano da criança pequena?
Com certeza pelos sentidos, pela educação dos sentidos. E gostaria de destacar aqui a importância da visão poética, da visão não endurecida pelas questões contemporâneas de aceleramento da infância. É preciso por mais poesia na vida das crianças. Na escola e em casa. Quem está na docência, tem lido poesia para as crianças? Quem está na gestão, tem trazido constantemente a questão de poesia no currículo? Melhor ainda, quais são as idéias do grupo para inserir mais poesia no cotidiano da criança pequena?
Pollaris
Juliana de Oliveira Nessa semana
tive uma reunião na qual refleti sobre esta questão: a poesia para crianças.
Pensei sobre como apresentar, a frequência que fazia isso (e se fazia) e quais
materiais eu usava... percebi que isso não ocorria como seria adequado e também muito menos
com a mesma frequência que é oferecido um filme, uma história, um teatro,
música entre outras linguagens.
Talvez isso ocorra por eu trabalhar com criancas bem pequenas (1, 2 e 3 anos) e "achar" que algumas linguagens são mais "difíceis"...mas...quem disse que são?
Talvez isso ocorra por eu trabalhar com criancas bem pequenas (1, 2 e 3 anos) e "achar" que algumas linguagens são mais "difíceis"...mas...quem disse que são?
Kietrine Christine Olá, sou
professora no 3° ano EF. Poema é um gênero textual que faz parte do nosso
currículo, . De qualquer forma, gosto muito de usar poemas nas minhas aulas,
acredito que este gênero enriquece o repertório dos pequenos, além de ser um
gênero muito "gostoso" de se trabalhar, sua estrutura (versos e
estrofes) e as rimas tornam a leitura mais prazerosa e nosso dia poeticamente
melhor!
Mara Helena Epprecht Ribeiro Novamente
vejo que é necessário que os adultos aprendam a gostar de poesia e exercitar a
visão poética do mundo, pois levar para as crianças a poesia só por que
"dizem" que é importante... não tem o efeito que se espera no
desenvolvimento delas... e se apaixonar por poesia é muito bom!!
Zenilda Teles Estou
aprendendo a gostar de poesia... Concordo com a Mara Helena.... E nesse
exercício de aprender a gostar, tenho uma amiga que me encanta com seu gosto
pela poesia e me presenteia, não só com livros infantis para eu ler para meus
alunos de 5 anos, como também com o brilho em seu olhar quando me seduz... Está
dando certo... Escolhi a poesia para trabalhar com meus alunos, nesse semestre!
Araci Consolini Todos os
anos tenho lido poesia para as crianças. Mas especificamente por dois anos
gravei as crianças em CD e levaram para casa. Foi um ano em que lia poesias nas
reuniões de pais. Então este ano voltarei a fazer isso. Amo Vinicius de Moraes
e Cecília Meireles.
Tem um Cd do
grupo "Palavra Cantada - Canções Curiosas" que eu acho muito
interessante. São músicas que se apoiam na rima para contar histórias.
YOUTUBE.COM
Bellatrix
Janete Oliveira Na escola onde
trabalho com crianças de 4 anos, temos esse hábito da leitura diariamente.
Levamos para a sala de aula diferentes portadores textuais. A poesia entra toda
semana como forma de reflexão e após a leitura e conversa registramos através
de um desenho.
Acredito que hoje em dia a humanização das crianças é um desafio.
Acredito que hoje em dia a humanização das crianças é um desafio.
Laura Neumann O trabalho
na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental são alicerçados
na Poesia e nas Artes. Acreditamos que a Música, a Poesia e todas as formas de
Expressão Artística estimulam a criatividade, alimentam a imaginação e produzem
momentos de extremo prazer, não só para as crianças, mas também aos
professores! Em 2015 nossa eleita foi Frida Kallo. 2016 votaremos em Março.
Dany Douglas Moraes Acredito que
as poesias contribuem muito para o repertório das crianças desde pequenas! A
variedade dos gêneros textuais se ofertadas às crianças desde cedo poderão
contribuir muito para o desenvolvimento amplo dos pequenos.
Giselia
Santos No meu
trabalho na clínica, percebo que ainda existe dentro das crianças, uma
sensibilidade aflorada,nos dias atuais as brincadeiras de roda com toda aquela
musicalidade está cada vez mais escasso, ali começava a poesia e todo o
despertar para o belo e para o
outro, o que precisamos é ajudar a despertar novamente para a riqueza das rimas
e contribuir para a percepção dos sentidos, incluir nos currículos não a
produção em si mas o desenvolvimento do ser como pessoa, ao escolher um texto o
professor ter o objetivo não só pedagógico como encontramos na maioria das
vezes, mas o intrapessoal e o interpessoal, isso é trabalhar poesia ao meu ver.
Renata Duarte Da Cunha Barci Ando
questionando o currículo da nossa escola e esta reflexão veio a calhar. As
poesias que oferecemos são suficientes? Como estamos trabalhando-as? Poderíamos
fazer pequenos saraus a cada 15 dias na escola em que uma sala ou grupo de
crianças apresentassem poesias umas às outras. Assim o trabalho de socialização
e de comunicação também seria estimulado
Sírius
Sol Queiroz Eu amo
poesia, mas confesso que encontro bastante dificuldade de inserí-la no universo
infantil, acho que até por falta de referência da minha parte. Leio e coloco
músicas de Toquinho, Chico Buarque, Mario Quintana, mas ficaria muito feliz se
pudessem nos ajudar a ampliar o repertório.
Ivania Buonamici Como não
conheço um livro especifico com poemas infantis, na minha roda de leitura uso
poemas da Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Manoel Bandeira, Cecilia Meireles, mesmo
sendo pequenos e muitas vezes sem entender a poesia leio mesmo assim para que
se acostumem a este tipo de literatura e eles adoram devido a
"melodia" que a poesia tem.
Elvira Souza Lima A poesia faz
parte da educação dos sentidos. O importante é a imaginação que se mobiliza
pela "melodia" das palavras.
Rosilene Ramos Aqui na
escola realizamos o nosso sarau poético. Consegue quebrar a visão de muitos
adultos que falam que criança não gosta de poesia.
Rosilene Ramos Mas temos
dificuldade em encontrarmos livros de poesias para crianças. O mercado editorial
é limitado.
Ana Maria Milani Bem,
enquanto trabalhei com o Ensino Fundamental, os materiais de leitura por mim
utilizados eram variados, incluindo poesias. Já com a Educação Infantil,
trabalho com crianças de idade entre 1 ano e 9 meses até um pouco mais de 3
anos, então, leio, com mais frequência, livros que tenham histórias, pois as
histórias prendem a atenção dos pequenos e eles também gostam de contá-las da
sua maneira.
Elvira Souza Lima A
importância da poesia, mesmo com os pequenos, é a experiência estética com a
sonoridade das palavras e a linha ritmica. Ela desenvolve a memória auditiva de
maneira diferente do que a prosa. Daí a importância de incluir sempre a poesia.
Ana Maria Milani Entendo e
concordo. Elvira, além da leitura de poesias, as músicas infantis também
favorecem essa experiência estética com a sonoridade, não é? Considerando que
várias músicas infantis se constituíram a partir de poesias.
Elvira Souza Lima Sim, há
muitas músicas que as letras são textos poéticos. Ler, sem cantar a melodia,
terá o mesmo efeito no cérebro. É uma boa estratégia, esta!
Gabriela Manzano Geraldini Antonangeli Oi Elvira eu
acho lindo o livro Uma Dúzia e Meia de Bichinhos
Autor: VASQUES, MARCIANO Ilustrador: BORGES, ROGERIO, você conhece?
Autor: VASQUES, MARCIANO Ilustrador: BORGES, ROGERIO, você conhece?
Gabriela Manzano Geraldini Antonangeli Tem o livro
Amigos do Peito do Claudio Thebas, ilustradora Eva Furnari, que também é muito
legal.
Esse
também é lindo
Esse
livro é bem antigo, nem sei se existe mais, mas retrata bem como as crianças
entendem as coisas.
Fabi Alfim Marciano é
um grande amigo meu!!! Vive fazendo poesias por onde passa! Fui coordenadora
dele em 2009 , no CEU Tiquatira! Realizamos muitos trabalhos com crianças muito
carentes, que se apaixonaram pela magia das palavras! `Podemos marcar um
sarau!!!!
Antares
Laura Mansur Adoro ler
poesia para meu filho de 3 anos e é impressionante como ele vai memorizando os
poemas e re-inventando algumas partes, criando suas proprias rimas (além de
ampliar seu vocabulário). Na escola, o trabalho com poesia é quase nulo. Uma
pena.
Temos em casa alguns bons livros infantis de poesia. Alguns de poesia "barata", outros de poesia mais complexas. Se tiverem sugestões de livros, agradeço!
Temos em casa alguns bons livros infantis de poesia. Alguns de poesia "barata", outros de poesia mais complexas. Se tiverem sugestões de livros, agradeço!
Greici
Jacob Verdade,
quase não se vê nas escolas a leitura de poesias para as crianças, eu procuro
sempre trabalhar nos meus projetos algumas poesias e as crianças adoram.
Léa
Mondo Nestes anos
trabalhando em escola pública, uma das coisas que me chama muito a atenção, é
que grande parte das professoras não lêem para as crianças, não incentivam o
hábito da leitura e o ler por prazer. Acho fascinante o rostinho das crianças
quando lemos para elas. Não tenho hábito de ler poesia, mas se fantasia já
fascina que dirá a poesia...
Flávia Siqueira Trabalho em
uma escola há 3 Anos. E o instrumento de nossas aulas, o livro didático, traz
muitas poesias. Nossas atividades paralelas também trazem, no entanto, de
repente, talvez eu não esteja trabalhando a poesia com mais detalhamento. Me
preocupo em a crianca
esmiuçar o texto. Perceber estrofes e rimas. Interpretar, diferenciar se o
sentido é Real ou não, mas, pelo que Elvira Souza Lima está dizendo, estão
faltando alguns pontos que ainda não consegui perceber. Sou professora do
Primeiro ano do Ensino Fundamental. Aceito sugestões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário