sábado, 12 de março de 2016

Diálogos de Educação 2

Discussão sobre poesia - Curso Fundamentos para Educação Infantil - Elvira Souza Lima, CEPAOS

Tivemos nestes primeiros dias de nosso curso muitas experiências com poesia no cinema, na animação, nas postagens de muitas pessoas. Vale a pena, agora, refletir sobre o que é poesia para a mente humana. É evidente nas postagens a preocupação de todos com o processo de humanização das crianças pequenas. Por onde passa a humanização na primeira infância?
              Com certeza pelos sentidos, pela educação dos sentidos. E gostaria de destacar aqui a importância da visão poética, da visão não endurecida pelas questões contemporâneas de aceleramento da infância. É preciso por mais poesia na vida das crianças. Na escola e em casa. Quem está na docência, tem lido poesia para as crianças? Quem está na gestão, tem trazido constantemente a questão de poesia no currículo? Melhor ainda, quais são as idéias do grupo para inserir mais poesia no cotidiano da criança pequena?

Pollaris

Juliana de Oliveira Nessa semana tive uma reunião na qual refleti sobre esta questão: a poesia para crianças. Pensei sobre como apresentar, a frequência que fazia isso (e se fazia) e quais materiais eu usava... percebi que isso não ocorria como seria adequado e também muito menos com a mesma frequência que é oferecido um filme, uma história, um teatro, música entre outras linguagens. 
Talvez isso ocorra por eu trabalhar com criancas bem pequenas (1, 2 e 3 anos) e "achar" que algumas linguagens são mais "difíceis"...mas...quem disse que são?
Kietrine Christine Olá, sou professora no 3° ano EF. Poema é um gênero textual que faz parte do nosso currículo, . De qualquer forma, gosto muito de usar poemas nas minhas aulas, acredito que este gênero enriquece o repertório dos pequenos, além de ser um gênero muito "gostoso" de se trabalhar, sua estrutura (versos e estrofes) e as rimas tornam a leitura mais prazerosa e nosso dia poeticamente melhor! 
Mara Helena Epprecht Ribeiro Novamente vejo que é necessário que os adultos aprendam a gostar de poesia e exercitar a visão poética do mundo, pois levar para as crianças a poesia só por que "dizem" que é importante... não tem o efeito que se espera no desenvolvimento delas... e se apaixonar por poesia é muito bom!!
Zenilda Teles Estou aprendendo a gostar de poesia... Concordo com a Mara Helena.... E nesse exercício de aprender a gostar, tenho uma amiga que me encanta com seu gosto pela poesia e me presenteia, não só com livros infantis para eu ler para meus alunos de 5 anos, como também com o brilho em seu olhar quando me seduz... Está dando certo... Escolhi a poesia para trabalhar com meus alunos, nesse semestre!
Araci Consolini Todos os anos tenho lido poesia para as crianças. Mas especificamente por dois anos gravei as crianças em CD e levaram para casa. Foi um ano em que lia poesias nas reuniões de pais. Então este ano voltarei a fazer isso. Amo Vinicius de Moraes e Cecília Meireles.
Tem um Cd do grupo "Palavra Cantada - Canções Curiosas" que eu acho muito interessante. São músicas que se apoiam na rima para contar histórias.


YOUTUBE.COM

Bellatrix

Janete Oliveira Na escola onde trabalho com crianças de 4 anos, temos esse hábito da leitura diariamente. Levamos para a sala de aula diferentes portadores textuais. A poesia entra toda semana como forma de reflexão e após a leitura e conversa registramos através de um desenho. 
Acredito que hoje em dia a humanização das crianças é um desafio
.
Laura Neumann O trabalho na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental são alicerçados na Poesia e nas Artes. Acreditamos que a Música, a Poesia e todas as formas de Expressão Artística estimulam a criatividade, alimentam a imaginação e produzem momentos de extremo prazer, não só para as crianças, mas também aos professores! Em 2015 nossa eleita foi Frida Kallo. 2016 votaremos em Março.
Dany Douglas Moraes Acredito que as poesias contribuem muito para o repertório das crianças desde pequenas! A variedade dos gêneros textuais se ofertadas às crianças desde cedo poderão contribuir muito para o desenvolvimento amplo dos pequenos.
Giselia Santos No meu trabalho na clínica, percebo que ainda existe dentro das crianças, uma sensibilidade aflorada,nos dias atuais as brincadeiras de roda com toda aquela musicalidade está cada vez mais escasso, ali começava a poesia e todo o despertar para o belo e para o outro, o que precisamos é ajudar a despertar novamente para a riqueza das rimas e contribuir para a percepção dos sentidos, incluir nos currículos não a produção em si mas o desenvolvimento do ser como pessoa, ao escolher um texto o professor ter o objetivo não só pedagógico como encontramos na maioria das vezes, mas o intrapessoal e o interpessoal, isso é trabalhar poesia ao meu ver.
Elvira Souza Lima Muito bem colocado!
Renata Duarte Da Cunha Barci Ando questionando o currículo da nossa escola e esta reflexão veio a calhar. As poesias que oferecemos são suficientes? Como estamos trabalhando-as? Poderíamos fazer pequenos saraus a cada 15 dias na escola em que uma sala ou grupo de crianças apresentassem poesias umas às outras. Assim o trabalho de socialização e de comunicação também seria estimulado
Debora Araujo Conheço os da "Arca de Noé" e os poemas de Lalau e Laura Beatriz!
Debora Araujo Tem também o livro "Ou isto ou aquilo", da Cecília Meireles

Sírius

Sol Queiroz Eu amo poesia, mas confesso que encontro bastante dificuldade de inserí-la no universo infantil, acho que até por falta de referência da minha parte. Leio e coloco músicas de Toquinho, Chico Buarque, Mario Quintana, mas ficaria muito feliz se pudessem nos ajudar a ampliar o repertório.
Elvira Souza Lima Vamos colocar algumas sugestões!
Ivania Buonamici Como não conheço um livro especifico com poemas infantis, na minha roda de leitura uso poemas da Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Manoel Bandeira, Cecilia Meireles, mesmo sendo pequenos e muitas vezes sem entender a poesia leio mesmo assim para que se acostumem a este tipo de literatura e eles adoram devido a "melodia" que a poesia tem.
Elvira Souza Lima A poesia faz parte da educação dos sentidos. O importante é a imaginação que se mobiliza pela "melodia" das palavras.
Rosilene Ramos Aqui na escola realizamos o nosso sarau poético. Consegue quebrar a visão de muitos adultos que falam que criança não gosta de poesia.
Rosilene Ramos Mas temos dificuldade em encontrarmos livros de poesias para crianças. O mercado editorial é limitado.
Ana Maria Milani Bem, enquanto trabalhei com o Ensino Fundamental, os materiais de leitura por mim utilizados eram variados, incluindo poesias. Já com a Educação Infantil, trabalho com crianças de idade entre 1 ano e 9 meses até um pouco mais de 3 anos, então, leio, com mais frequência, livros que tenham histórias, pois as histórias prendem a atenção dos pequenos e eles também gostam de contá-las da sua maneira.
Elvira Souza Lima A importância da poesia, mesmo com os pequenos, é a experiência estética com a sonoridade das palavras e a linha ritmica. Ela desenvolve a memória auditiva de maneira diferente do que a prosa. Daí a importância de incluir sempre a poesia.
Ana Maria Milani Entendo e concordo. Elvira, além da leitura de poesias, as músicas infantis também favorecem essa experiência estética com a sonoridade, não é? Considerando que várias músicas infantis se constituíram a partir de poesias.
Elvira Souza Lima Sim, há muitas músicas que as letras são textos poéticos. Ler, sem cantar a melodia, terá o mesmo efeito no cérebro. É uma boa estratégia, esta!
Gabriela Manzano Geraldini Antonangeli Oi Elvira eu acho lindo o livro Uma Dúzia e Meia de Bichinhos
Autor: VASQUES, MARCIANO Ilustrador: BORGES, ROGERIO, você conhece?

Elvira Souza Lima Não conheço, mas vou atrás! Vamos colocar a sua sugestão, obrigada!
Gabriela Manzano Geraldini Antonangeli Tem o livro Amigos do Peito do Claudio Thebas, ilustradora Eva Furnari, que também é muito legal.




Gabriela Manzano Geraldini Antonangeli
  Esse do Pedro PInguim as crianças memores adoram, é lindo !!



Esse também é lindo

Esse livro é bem antigo, nem sei se existe mais, mas retrata bem como as crianças entendem as coisas.


Sol Queiroz Existe sim! Esse livro foi minha paixão por anos quando era pequena!

Fabi Alfim Marciano é um grande amigo meu!!! Vive fazendo poesias por onde passa! Fui coordenadora dele em 2009 , no CEU Tiquatira! Realizamos muitos trabalhos com crianças muito carentes, que se apaixonaram pela magia das palavras! `Podemos marcar um sarau!!!!
Antares

Laura Mansur Adoro ler poesia para meu filho de 3 anos e é impressionante como ele vai memorizando os poemas e re-inventando algumas partes, criando suas proprias rimas (além de ampliar seu vocabulário). Na escola, o trabalho com poesia é quase nulo. Uma pena.
Temos em casa alguns bons livros infantis de poesia. Alguns de poesia "barata", outros de poesia mais complexas. Se tiverem sugestões de livros, agradeço
!
Greici Jacob Verdade, quase não se vê nas escolas a leitura de poesias para as crianças, eu procuro sempre trabalhar nos meus projetos algumas poesias e as crianças adoram.
Léa Mondo Nestes anos trabalhando em escola pública, uma das coisas que me chama muito a atenção, é que grande parte das professoras não lêem para as crianças, não incentivam o hábito da leitura e o ler por prazer. Acho fascinante o rostinho das crianças quando lemos para elas. Não tenho hábito de ler poesia, mas se fantasia já fascina que dirá a poesia...
Flávia Siqueira Trabalho em uma escola há 3 Anos. E o instrumento de nossas aulas, o livro didático, traz muitas poesias. Nossas atividades paralelas também trazem, no entanto, de repente, talvez eu não esteja trabalhando a poesia com mais detalhamento. Me preocupo em a crianca esmiuçar o texto. Perceber estrofes e rimas. Interpretar, diferenciar se o sentido é Real ou não, mas, pelo que Elvira Souza Lima está dizendo, estão faltando alguns pontos que ainda não consegui perceber. Sou professora do Primeiro ano do Ensino Fundamental. Aceito sugestões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário