Três planos para o estudo das culturas escolares:
o desenvolvimento humano desde uma
perspectiva histórico cultural
A cultura escolar: um olhar histórico
Gostaria de tentar mostrar a complexidade desta problemática cultural focando um campo particular, a escola, embora o que eu vou dizer pode sugerir maneiras de olhar para outros espaços sociais em que os seres humanos como a família ou para a rua se desenvolvem. Em nossa cultura, a escola é privilegiada como uma área que potencia o desenvolvimento humano. Muitos estudos psicológicos têm tentado demonstrar que existe uma estreita relação entre a escolaridade e o desenvolvimento cognitivo (Moll, 1990). No entanto, raramente a própria cultura escolar é abordada de uma perspectiva histórica e cultural. Segundo alguns pesquisadores, as escolas que conhecemos refletem uma gramática particular, que alguns chamaram de "forma escolar". Estas escolas têm maneiras de dividir o tempo e separar o espaço, classificar os alunos, de fragmentar o conhecimento e fornecer qualificações, que marcam suas culturas (Tyack e Cuban, 1995). No entanto, a partir da antropologia e da história, também foram documentadas outras formas de organização da transferência formal do conhecimento, que sugere uma concepção comparativa mais ampla da escola
Elsie Rockwell
Tres planos para el estudio de las culturas escolares: el desarrollo humano desde una perspectiva histórico-cultural
Interações, vol. V, núm. 9, jan-jun, 2000, pp. 11-25
Universidade São Marcos
São Paulo, Brasil
fonte: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35450902
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