Da Invisibilidade na Sala de Aula ao
Sucesso na Leitura e na Escrita
Da Invisibilidade na Sala de Aula ao
Sucesso na Leitura e na Escrita
A proposta deste livro é apresentar e refletir sobre a situação da população mais atingida pelo chamado “fracasso escolar” e questionar algumas das crenças correntes sobre a inteligência e capacidade para aprender destes alunos.
Não há dúvidas que temos, no Brasil, situações complexas e desafiadoras na educação básica. De um lado, temos o fato de uma quantidade importante de alunos que não chegam a dominar a escrita. Por outro lado, temos o grande avanço das ciências do cérebro sobre como este se organiza para ler e escrever. Já foi demonstrado que a aprendizagem da leitura e da escrita são culturais, ou seja, não há um centro da escrita geneticamente determinado como há para a fala. A neurociência nos possibilita pensar que todos podem aprender a ler e a escrever.
Há cerca de 40 anos presto consultoria para redes de ensino, organizações sociais e edu- cadores em todo o país. Em quase todos os municípios, meu trabalho envolveu interagir diretamente com as crianças que não estavam aprendendo a ler e a escrever. Elas eram indicadas pelos educadores de cada escola e eram, em sua maioria, crianças negras. Em sala de aula, as meninas tendiam a ficarem retraídas e caladas, enquanto que os meninos, em sua maioria, apresentavam reação visível à rejeição e ao fracasso.
Todavia, sempre que intervenções pedagógicas culturalmente significativas eram feitas, as meninas respondiam muito fortemente de forma positiva. Decidi, então, centrar este livro nas meninas negras. Como pude constatar ao longo destes anos de pesquisas e estudos etnográficos, ao abordar o tema das possibilidades de aprendizagem destas meninas com educadores, a situação de fracasso escolar desaparecia. Uma vez que se modifique o conceito de “não capazes de aprender” e se introduza uma pedagogia culturalmente relevante, que inclui a história, a literatura e a cultura da população negra, temos a possibilidade concreta que todas aprendam e se desenvolvam.
Tais fatos evidenciados no Brasil estão na linha do que vivenciei nos muito anos vividos nos Estados Unidos com a inclusão de população negra infantil e juvenil nas escolas públicas. Pude constatar na prática como o racismo mina a autoestima e confiança dos alunos e como uma mudança no contexto pode alterar profundamente a crença em si mesmos. Pude testemunhar a mesma coisa no D.C. Family Literacy, programa desenvolvido nas prisões em Washington D.C. Este programa tinha como objetivo ampliar a experiência dos presos e presas com a escrita, incluindo formá-los contadores de história para receber seus filhos no horário das visitas, utilizando a literatura, autores negros e a cultura negra. De comum a população tinha o fato de terem sido todos, sem exceção, excluídos da escola, quer por expulsão e evasão, quer por múltiplas retenções, sempre considerados como incapazes de aprender.
Encarregada da avaliação continuada do Programa puder atestar o impacto que este causou, principalmente pela valorização da cultura, da história e da literatura negras. A mudança de percepção de si mesmo foi apontada por todos participantes como o estímulo para voltar a estudar (nos Estados Unidos é possível prosseguir nos estudos enquanto encarcerados).
Tendo acompanhado as famílias em suas comunidades e o desempenho escolar dos filhos, pude constatar a mudança positiva nas crianças e seu crescente sucesso escolar, à medida que o programa avançava. São todas histórias de sucesso e merecem ser divulgadas.
O livro tem como objetivo demonstrar a capacidade de aprender, respeitadas a diversidade e a natureza cultural do desenvolvimento humano.
Elvira Souza Lima
Elvira Souza Lima
Nossa iniciativa é a realização de uma edição de 2000 exemplares para serem distribuídos em escolas, grupos e organizações sociais que, como sabemos, tem acesso limitado ou nenhum acesso à internet. Nestes espaços serão doados exemplares suficientes para permitir a leitura e o debate entre pais, professores e integrantes do grupo em geral.
Estes livros serão oferecidos e socializados para leitura e estudo nos seguintes espaços:
Educação do Campo, nacional
Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias nas regiões NO, NE, S, SE
MTST nos estados de SP, RJ, CE e no DF
escolas públicas de MG, RJ e SP
escolas públicas situadas na região do Vale do Aço, MG
escolas públicas situadas na Zona da Mata, MG
escolas situadas nas zonas periféricas e comunidades da cidade do Rio de Janeiro, RJ
comunidade da maré, RJ
UNAS União dos Moradores de Heliópolis, SP
Comunidade de Paraisópolis, SP
MSTC (Movimento Sem Teto do Centro de São Paulo), SP
MST Escola Florestan Fernandes e assentamentos, SP
Geledés, SP
Fundação Cultural Palmares
Elvira Souza Lima tem doutorado pela Sor-bonne, França e pós-doutorado pela Stanford University, nos Estados Unidos. Com formação multidisciplinar em neurociência, antropologia, psicologia, linguística e mú- sica, desenvolveu uma abordagem teórica inovadora que integra as dimensões bioló- gica e cultural do desenvolvimento humano que pode ser aplicada à área de educação, em especial à aprendizagem da escrita.
PDF AQUI
COMO CONTRIBUIR
R$ 270
Doação de 40 livros para escolas e instituições socioeducativas + o nome do contribuinte nos agradecimentos + 1 livro para o contribuinte
R$ 150
Doação de 20 livros para escolas e instituições socioeducativas + o nome do contribuinte nos agradecimentos
INSTRUÇÕES
Gabriel Souza da Silva Lima
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Bradesco
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